quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Birra Moretti

Uma cerveja sem muitos prenúncios: rótulo simples, origem italiana e do tipo american lager. Ou seja, as expectativas aqui eram bem humildes. E a experiência equiparou-se às expectativas.

De fato, acho que o "Premium Lager" estampado na garrafa deve-se à escolha dos ingredientes, rigor no processo de fabricação ou fidelidade à receita tradicional. O que posso descrever é uma cerveja leve, refrescante, com gosto inicial semelhante às brasileiras, finalizado por algo bem discreto e quase inexpressivo. Os acostumados a cervejas mais robustas e encorpadas confundiriam com água se não fosse a cor.



Hipérboles à parte, na faixa dos R$4 a long neck, minha singela opinião é de que estamos falando de uma boa cerveja para climas quentes e que "desce" bem (ou tem um excelente drinkability, no jargão gay do ramo).
Mas o fato é que  a trocaria facilmente por duas Bohemias. Facilmente. Sem pestanejar!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Estrella Galicia Premium Lager

Retomando as atividades por aqui! Não vou dar muitas justificativas para o marasmo que se neste espaço... Tá, vou sim: faculdade, faculdade, férias-como-se-não-houvesse-amanhã, faculdade... Mas prometo uma sequência bem caprichada pra compensar. Sem comprometimento com a ordem: uma creme ale, uma Bohemia Confraria, uma 1906 e, finalmente, uma Indian Pale Ale. Espero que os amigos que acompanham na surdina (eu não sabia, mas, sim, eles existem sim, não são frutos da minha imaginação e andaram me cobrando...) sejam recompensados e não me excluam de seus agregadores de feeds. Né Marivaldo, Fred Rhae e Jamile ?!

Voltando a esta cerveza, que é o que interessa! Estrella Galicia é o nome da estrela da noite (foi infame, confesso...).

Cheers!

Frase de rótulo, um pouco marketeira, é verdade: "La perfección obtenida en la elaboración de esta cerveza es el fruto de una experiencia transmitida através de los años y constantemente mejorada por cuatro generaciones de la familia Rivera."

De origem espanhola (ah, como aprecio!) é uma premium lager autodeclarada e, mais especificamente, uma pilsen. Como boa pilsen, a principal característica é o lúpulo acentuado. Bem diferente das "pilsens" de nossas prateleiras de supermercados. Possui uma coloração amarela escurecida, dourada. A espuma é baixa e de média duração. O aroma.... bem, sobre este não posso opinar muito devido à coriza que me assola momentaneamente. Mas o pouco que senti me agradou.

Nos primeiros instantes do gole, com a cerveja ainda inundando o palato, nada demais. "Neutra", nas bem colocadas palavras do fabricante. Mas, ao consumar o ato e empurrá-la "goela" adentro, vem o trunfo desta cerveja: o amargor. Inesperado, porém, bem vindo. É fruto da qualidade e quantidade do lúpulo empregado, bem como do malte selecionado especialmente para isto. Esta sensação permanece por um bom tempo e torna a experiência realmente válida e recompensadora. Um aprendizado.

Portanto, quem quiser provar uma boa quantidade destes fungos-fermentadores-maravilhosos, #ficadica! Eles quase não aparecem nas nossas queridas nacionais.

Adquirida na casa dos R$4 a unidade. No kit com 6, ganha-se o brinde do copo personalizado. Show!



Sobra do almoço caprichado e independente (07/09) do dia

Dica: não vai bem com salmão. O sabor forte de um interfere com o outro. E vice-versa!